Fitofotomelanose (manchas de limão).

O que é?

A fitofotomelanose é uma manifestação alérgica causada pela exposição ao sol da pele que teve contato com plantas ou suco de algumas frutas, principalmente limão, laranja e tangerina.

Outros produtos como perfumes e refrigerantes, também podem causar a reação que, neste caso, é chamada de fotomelanose.

Manifestações clínicas da fitofotomelanose

A fitofotomelanose se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras nas áreas afetadas. O formato das manchas depende da exposição da pele às substâncias, sendo frequente lesões pontilhadas causadas por respingos de limão espremido. As áreas mais comumente afetadas são o dorso das mãos, colo e os lábios.

Reações mais intensas, chamadas de fotodermatites, podem dar origem ao surgimento de manchas avermelhadas e até mesmo de bolhas, acompanhadas ou não de coceira, sensação de queimação e/ou ardência no local (abaixo).

Tratamento

Para evitar a fitofotomelanose, evite mexer com frutas cítricas, fazer ou beber limonadas, sucos de frutas, caipirinhas e se expor ao sol em seguida. Mesmo lavando as áreas atingidas pelo suco das frutas, a pele pode reagir e manchar. Evite colocar perfumes antes de ir à praia.

O desaparecimento das manchas ocorre de forma espontânea e gradativa, devendo-se proteger a pele da exposição ao sol, com filtros solares potentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *