“Pelos encravados” da barba

pseudo foliculite ou foliculite comumente ocorre em homens na área da barba do rosto e pescoço após o ato de barbear-se. Há formação de “bolinhas” vermelhas e doloridas nessa região, podendo inclusive levar a formação de pus e inflamação na saída do pelo.

Ocorre principalmente em homens que tem pelos da barba escuros e grossos, com crescimento em várias direções e que possuem tendência para “encravar”, ou seja, durante o crescimento do pelo o mesmo pode dobrar e encurvar-se no sentido da pele, perfurando-a e gerando uma inflamação e, consequentemente, infecção.

Podemos evitar este processo realizando uma rotina antes do barbear e utilizando substâncias calmantes após o ato de barbear, através de produtos tópicos (gel, loção, creme) que diminuam a irritação na pele, algumas vezes necessitando do uso de antibióticos, quando há formação de pus.

Algumas orientações são dadas para o ato de barbear como:

– Não repetir o uso de lâminas de barbear,

– Diminuir a frequência do mesmo,

– Esfoliar o rosto antes

– E uso de bálsamos e loções calmantes após o ato.

-Fazer a barba após o banho

Para os casos resistente, nós dermatologistas recomendamos a depilação definitiva com laser, indicada principalmente para homens que apresentam foliculite na “faixa” inferior da barba, o local onde mais ocorre o encravamento dos pelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *