Por que devemos ter atenção com o cuidado da pele durante a noite?

À noite, antes de ir dormir, é uma hora do dia muito importante para a nossa pele. E é justamente nessa altura do dia que deveríamos prestar mais atenção aos cuidados com a pele. As principais causas:

• O nosso ritmo circadiano faz com que certos sistemas hormonais sejam ativados durante as horas prévias ao descanso e, especialmente, durante o sono, uma vez que iniciam um processo de regeneração e reparação celular. É nesta fase que ocorre a recuperação do tecido da pele e é quando ela precisa de mais nutrientes.

• Por outro lado, a nossa pele é exposta a agressões físicas climáticas durante o dia, tal como radiação solar, mudanças de temperatura, oxidação e produção de radicais livres, humidade ou toxinas ambientais. As camadas exteriores da pele sofrem descamação e perda parcial do estrato córneo, o que requer novas células para manter o nível de proteção ideal. Durante a noite, o dano é reparado através de processos de regeneração e reestruturação de fibras de colágeno e elastina.

Cuidados com a pele antes de dormir

Por isso, é importante aproveitar a noite para executar uma rotina adequada e incorporar produtos com efeitos duradouros com base hidratante e nutritiva. Não se esqueça dos seguintes passos:

Higiene facial: Embora seja mais difícil de executar, é essencial realizar uma lavagem correta da pele com água e sabonete. Recomendamos fazer uma limpeza suave da pele para remover o excesso de sebo e vestígios de substâncias tóxicas, maquilhagem ou outros compostos nada saudáveis. A higiene facial diária é vital (de manhã e à noite) para limpar o sistema tegumentar (folículos pilosos e poros). O ideal é escolher um produto adequado ao nosso tipo de pele. Lembre-se que uma pele limpa absorve uma percentagem mais elevada de nutrientes sendo a base dos tratamentos noturnos, desempenhando o seu papel: ajudar na regeneração celular.

Esfoliação facial: É um bom momento para executar semanalmente ou a cada 2 semanas um tratamento de esfoliação adjuvante que permita uma limpeza mais profunda da pele. Este processo permite aumentar a renovação celular e oxigenação das camadas mais profundas. Sendo essencial para que o tratamento posterior seja mais eficaz.

Hidratação e nutrição: Após efetuar a limpeza adequada, sem dúvida o passo mais importante do processo para ajudar o procedimento de regeneração e hidratação da pele, elasticidade e firmeza. Usaremos um tipo de produto que geralmente tem uma textura mais espessa, sendo de absorção mais gradual. Terá uma maior oferta de componentes nutritivos e antioxidantes, como as vitaminas C-E-A, colagénio e ácido hialurónico. E um efeito antienvelhecimento como o retinol ou alfa-hidroxi-ácidosos que estimula a regeneração celular acelerando os processos de esfoliação natural. Dado que os componentes destes últimos cremes não podem ser usados de dia, uma vez que exigiriam foto proteção (o retinol pode causar manchas se exposto à luz solar).

Embora às vezes seja um pouco frustrante… uma boa rotina de limpeza e hidratação antes do nosso merecido descanso, é uma grande parte do sucesso de uma pele radiante e saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *