Sorriso Gengival.

O que é sorriso gengival?
Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar em torno de três milímetros de gengiva. Sorriso Gengival é quando mais do que 3mm da gengiva superior fica exposta quando a pessoa sorri, e esse excesso de gengiva compromete a harmonia do sorriso.

Quais as causas?
O sorriso gengival geralmente é de causa genética, causado por um lábio superior curto, dentes curtos, excesso maxilar vertical, ou hiperatividade dos músculos elevadores do lábio superior.  Pode também ser causado por inflamações da gengival.  A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens.

Quais os tratamentos?
Tratamentos através ortodontia e cirurgia ortognática são procedimentos complexos, de alto custo e que demandam tempo considerável e por isso, têm sido menos frequentemente recomendados para tratamento do sorriso gengival.

Aplicação de toxina botulínica.
Com uma pequena aplicação de cada lado da face, o músculo responsável por tracionar o lábio superior para cima e, consequentemente expor a gengiva em demasia, recebe um bloqueio químico e tem sua atividade diminuída. Este tratamento não é definitivo, pois a toxina deve ser reaplicada de 4 a 6 meses, aproximadamente.

 Liberação do músculo depressor do septo nasal:

A liberação do músculo depressor do septo nasal pode ser realizada durante uma cirurgia de rinoplastia, ou também por uma pequena cirurgia na boca. Com esse procedimento ocorre alongamento do lábio superior em repouso e encurtamento ao sorrir, com correção do sorriso gengival, além de elevação da ponta nasal, tornando o nariz mais arrebitado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *