Quem é que não quer ter aquele cabelo de capa de revista ou de comercial de TV em que a modelo balança fios com volume, movimento, que parecem super-resistentes e em grande quantidade?
Apesar disso, é muito comum ver mulheres se queixando de cabelos finos, fracos e ralos. Se você vem sofrendo com esse problema, saiba que isso pode ser culpa de como você vem tratando os seus fios – ainda que indiretamente. Quer saber mais e como resolver o problema?
QUAIS AS PROVÁVEIS CAUSAS PARA ESSA SITUAÇÃO?
Cabelos finos, fracos e ralos podem aparecer por diferentes condições de saúde e de ambiente. Algumas dessas condições são tratadas de fora para dentro, enquanto outras podem ser tratadas de maneira meramente estética. No geral, os principais motivos incluem:
- Má alimentação.
- Cabelo constantemente agredido.
- Cuidados errados com cabelos molhados.
- Falta hidratação.
- Doenças metabólicas.
- Dermatite seborreica.
- Procedientosmcirurgicos
- Pôs parto
Você está se alimentando mal.
Quando você não ingere as quantidades mínimas necessárias de nutrientes e vitaminas todo o seu corpo sofre, incluindo unhas e cabelos. A falta de vitamina A e B, principalmente, são responsáveis por fazer com que os fios não tenham os “ingredientes” necessários para formar suas fibras.
Como resultado, os cabelos vão ficando fracos, ralos e quebradiços porque não possuem a matéria-prima necessária para que possam ter um aspecto bonito e saudável.
Seu cabelo está sofrendo muitas agressões.
Usar o secador todo dia sem termo protetor, misturar químicas ou fazer a chapinha com o cabelo molhado são agressões que queimam, danificam e sensibilizam os fios. O resultado é que os cabelos ficam com essa aparência pouco atraente e com cara “destruída”.
Na verdade, a questão é que esses fios são “sobreviventes” diante de tantas agressões – já que é bem provável que outra grande parte tenha, literalmente, descido pelo ralo. Com isso, se você não dá trégua para os fios esse pode ser o motivo principal para esse aspecto tão indesejado.
Você não está cuidando adequadamente dos cabelos molhados.
Quando o cabelo fica molhado, ele se torna relativamente mais sensível, mais exposto e mais fragilizado. Como consequência, qualquer agressão nesse momento toma proporções ainda maiores.
Se você prende o cabelo molhado ou dorme com ele molhado, por exemplo, causa agressões físicas ou mecânicas ou então não permite que os fios sequem adequadamente. O resultado? Cabelos finos, fracos e ralos.
Desembaraçar os fios com pouca delicadeza também favorece a quebra e mesmo lavar com água muito quente pode fazer com que as cutículas fiquem abertas e, consequentemente, mais expostas.
Já faz um tempo desde a última hidratação ou cuidado específico.
Por mais que você siga a cartilha do cabelo perfeito ele ainda assim vai sofrer agressão. Pode ser pelo sol, pela poluição cada vez mais presente nas cidades ou simplesmente pelo desgaste natural dos fios – o fato é que, querendo ou não, os seus cabelos vão acabar ficando com uma aparência meio cansada em algum momento.
Se você não faz manutenções frequentes, como o uso de produtos que repõem a massa, que tratam os fios ou que fornecem a hidratação perdida no cotidiano, o resultado é que em longo prazo os cabelos perdem volume e movimento, mesmo.
Meu problema é a falta de nutrientes.
Se seu cabelo não encorpa e não se fortalece por causa da falta de nutrientes, então chegou a hora de cuidar da alimentação do jeito certo. Elimine os alimentos processados, ricos em sódio, açúcar e gordura e troque-os por comidas saudáveis e naturais. Quanto mais colorido o prato, melhor!
Dependendo da gravidade da situação você também poderá ingerir suplementos vitamínicos que vão dar aquela ajudinha extra para o seu cabelo ficar bonito novamente.
O que fazer (e o que não) com o cabelo molhado?
Caso o problema esteja na hora ou após as lavagens, você deverá adotar hábitos mais saudáveis para que os fios fiquem mais bonitos. Diminuir a temperatura da água na hora do banho é um deles, assim como sempre retirar a umidade delicadamente com uma toalha.
Também dê preferência para pentear os fios ainda úmidos, mas com pentes largos e com muito cuidado para não quebrar os fios. Além disso, você ainda pode turbinar os cuidados ao usar xampus específicos para esses problemas.